Adeus 2010!
Pra mim, todo final de ano é a mesma coisa: bate aquela ansiedade para que o ano termine logo, aquela história de “já deu o que tinha que dá” e mais ainda porque completo mais um verão...
Serão 27 verões daqui a 13 dias. Ainda não tenho problemas em falar minha idade, mas receio que comece a ter em breve (rs).
Tive meus momentos positivos e negativos no decorrer do ano, mas aqui vou falar do que é positivo: leituras, passeios, música e etc...
Livros: (+)
Confesso que li pouco, por falta de tempo e um pouco de preguiça também.
Devo ter lido uns 10 livros e relido 4 livros, então a média ficou em 15 livros porque ainda estou lendo: Terra em Chamas de Bernard Cornwell.
Se eu não tivesse abandonado “Educação Sentimental” de Flaubert e “Fractured” de Karin Slaughter, até seria mais... (rs).
Eclipse Total (Stephen King) – Foi uma surpresa pra mim, pois nunca tinha lido nada do King, apenas assisti alguns filmes inspirados em seus livros. Eu, por gostar mais de épicos e romances históricos dei mais prioridade pra este tipo de leitura, até um dia em que ganhei o Eclipse Total da amiga Eni! (Obrigada Eni, você salvou minha ‘estante’... rs)
A história é um pouco dramática (não vou contar aqui, há milhares de sinopses no ‘Google’!) mas S. King cria todo um clima de suspense e trabalha muito bem o psicológico dos personagens. Fiquei muito envolvida e o livro já é um dos meus favoritos, em breve pretendo assistir ao filme.
As Brumas de Avalon (Marion Z. Bradley) – Confesso que se tratando de História do Rei Arthur, eu prefiro Bernard Cornwell , mas aqui dou créditos a Marion por dar uma visão feminina desse mundo de crenças, magias e guerras. O que pensam as mulheres quando seus homens estão na guerra? E os desejos das mulheres numa sociedade onde as mulheres são sempre submissas aos homens? (Ficou bem Globo Repórter, né?) rs.
O Imperador / Portões de Roma PT 1 ( Conn Iggulden) – O que me levou a ler algo de Conn foram os elogios de Bernard Cornwell (meu autor favorito em romances históricos). Admito que achei a narrativa sem graça, não me empolgou. Pode ser que na continuação da história a narrativa fique mais dinâmica. Vou ler os outros livros, mas esperava mais.
Shows/Música (+)
Alguns shows são imperdíveis. E ainda bem que não perdi os shows de Anneke & Danny Cavanagh e Theatre of Tragedy este ano. Claro que perdi outros muito bons, como The Cranberries, Rush... etc.
Fui também ao Cannibal Corpse (02/2010) e Labirinto, mas vou destacar estes:
Anneke & Danny (05/06/10) – Simplesmente um sonho, um show com um clima intimista e calmo. Anneke cantou algumas músicas suas e do The Gathering e Danny também tocou algumas músicas do Anathema e por fim os dois juntos tocaram algumas músicas do “In Parallel”. (+)
Theatre of Tragedy (27/06/10) – o clima de despedida (fim da banda) rendeu um show maravilhoso!
Foi a primeira e última apresentação, então eles capricharam no set list! Tocaram músicas novas e antigas na medida certa. Neil mandou muito bem cantando as músicas antigas cantadas por Liv.
Neil e Raymond lindos e simpáticos, sempre em contato com o público fisicamente (toquei em suas mãos) e olhares com carinho. Aos poucos o resto da banda também se soltou e entrou no clima caloroso do show. Uma pena eu não poder ter registrado, estava sem câmera. Hunf!. (+)
Teatro
No começo do ano, assisti “Clarices” que as atrizes do grupo Cia das Graças interpretavam fases e frases da escritora Clarice Lispector.
Só achei o local um pouco desconfortável, mas a peça foi linda e agradável.
O Grande Inquisidor – Obra de Dostoievski interpretada divinamente por Celso Frateschi.
Em 2009, assisti “Sonho de um homem ridículo” também por Frateschi. Sempre vale a pena vê-lo em ação, ainda mais se tratando de obras como as do “Dostô” (rs).
Projeto Cemitério de Automóveis – Já comentei aqui no blog, sobre Mário Bortolotto e as peças Efeito Urtigão e Kerouac! Adorei o jeito irreverente do ator e toda a produção envolvida. Quero mais! rs.
*Só pra deixar registrado que também fui conferir a exposição “Fernando Pessoa” no Museu da Língua Portuguesa. Não comentei nada por aqui porque eu iria outra vez com mais calma.
A exposição está linda e bem direcionada.
Algumas fotos estão no meu Facebook.
Cinema (+)
E quanto à sétima arte, eu sou realmente leiga. Adoro ir ao cinema, mas ainda não sou tão critica.
Sem dúvida o destaque desse ano foi “Tropa de Elite 2”.Assisti também A Origem, 400 contra 1, Red Aposentados e Perigosos, Comer Rezar Amar, Coincidências do Amor, Fúria de Titãs, Nosso Lar e Chico Xavier (acompanhando minha mãe... rs).
Até o momento não assisti “A Rede Social”, talvez fale sobre ele depois.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Bom, esse foi o meu resumão do ano.
E agora vem a parte que fazemos alguns planos para o novo ano.
Todos nós vamos começar um novo capítulo de nossas vidas e só espero começar bem e com o pé na estrada (em todos os sentidos).
Comentários
Postar um comentário